As Dimens Es Espaciais Das Religi Es E Ideologias
Espaço e sistemas de crenças religiosas e ideológicas
12Para entender os sistemas de crenças – religiões (animistas ou reveladas), metafísicas, ideologias da história e do progresso, ideologias do inconsciente, novas religiões evangélicas, seitas ou fundamentalismos –, o pesquisador tem de analisar as características espaciais de suas duas componentes, (i) as crenças e a gênese delas, e (ii) as praticas e os rituais.
131- As crenças que estudamos têm alguns pontos comuns. Elas sempre se apresentam como narrativas. Uma parte, ou a totalidade, dessas narrativas é muito simples e pode ser entendida por qualquer um. Essas narrativas falam do cosmos, da natureza, da sociedade, do bem, do mal, da origem do homem e de seu futuro neste mundo ou no outro mundo. Desta maneira, elas explicam a gênese do universo, a natureza do homem, a origem da cultura; elas fornecem regras de vida e indicações sobre o que cada um teria de fazer.
14Essas narrativas têm outro caráter comum: elas têm uma origem fora da sociedade atual: elas não falam somente do mundo real; elas falam de um mundo mais profundo; elas têm suas forças de persuasão baseadas em uma alteridade fundamental.
Essas narrativas se apresentam como lendas e mitos herdados do passado imemorial das sociedades de oralidade, como uma revelação escrita ou ditada da palavra de Deus nas sociedades do escrito, como a reflexão na esfera das ideias em nosso mundo para as metafísicas, como uma visão dum algures terrestre do passado ou do futuro para as ideologias do progresso, como o descobrimento de forças inconscientes na vida dos indivíduos, da sociedade ou da natureza, para as ideologias do inconsciente, etc.
15No caso dos animismos e das religiões reveladas, as narrativas foram transmitidas aos homens da parte dos deuses, ou de Deus. A situação é diversa para as ideologias: são homens que escrevem a narração da gênese do mundo, da natureza, da sociedade e dos seres humanos;