as dificuldades de aprendizagem relacionadas a indisciplina
Moniza Lopes Moura Alves
(Autora-Licenciatura em Pedagogia UFPI/CSHNB)
Jusciléia da Silva Isidório
(Co-autora- Licenciatura em Pedagogia UFPI/CSHNB)
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo analisar as causas da indisciplina existente na Escola Municipal Professor Balduíno Barbosa de Deus (CAIC) nas séries finais do ensino fundamental. Considerando que tal problema envolve professores, alunos, família e também a comunidade. O referido estudo se dará através de pesquisa de campo e também através de entrevistas ou questionários, a pesquisa encontra-se em andamento, os dados coletados serão analisados de forma profunda e serão mostrados através de gráficos, ou, tabelas para que assim possamos apontar os referidos resultados obtidos. Como fundamentação teórica recorre-se a fundamentações de diferentes autores que vêm contribuindo com essa discussão tais como: ALMEIDA (1999), FREIRE (1996), e outros. Pensamos que a escola, em parceria com a família, pode propor métodos para trabalhar a indisciplina, utilizando seus poderes ilimitados como fonte motivadora dos alunos e mobilizadora das suas melhores e mais fortes potencialidades.
PALAVRA-CHAVE: Indisciplina. Escola. Professor. Aluno. Família.
INTRODUÇÃO:
O Presente artigo pretende ressaltar reflexões sobre questões da indisciplina na rotina das séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Balduíno Barbosa de Deus (CAIC), Oeiras-PI, de modo a analisar o que pode ser feito para solucionar este problema presente na escola em questão.
A indisciplina escolar constitui um dos desafios mais críticos com os quais se defronta a instituição citada acima e abrange diversas formas e mecanismos de expressão existente na natureza do indivíduo, como a falta de limites dos alunos e por parte dos pais desinteressados pelos estudos