AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo informar os tipos de dificuldades de aprendizagem durante o processo de alfabetização, as problemáticas encontradas no ambiente escolar e social do indivíduo além dos principais métodos utilizados em sala de aula com citações de vários autores importantes que retratam a importância da aprendizagem real. Relata também sobre professores despreparados e sem experiência no ambiente escolar, por fim cita a importância de um bom ensinamento para que ocorra a aprendizagem.
PALAVRAS – CHAVE: Aprendizagem, alfabetização, métodos, dificuldade.
1. INTRODUÇÃO
A educação brasileira possui historicamente problemáticas relacionadas ao processo de alfabetização. Em meados do século XX, foram desenvolvidos programas que visam à urgência da alfabetização das massas. Toda essa urgência levara a uma falta de qualidade no processo. Pois, era só o sujeito saber assinar o próprio nome que era considerado alfabetizado, ou seja, esses programas tinham intuito politico que desconsideravam o verdadeiro processo de alfabetizar.
Atualmente, observam-se problemáticas relacionadas às dificuldades no processo de alfabetização, como a repetência e a evasão escolar. Dentre os fatores responsáveis pelas problemáticas e as dificuldades dos educandos no processo de alfabetização podemos destacar: a família, o professor e a escola.
As condições de vida das famílias das crianças influenciam na aprendizagem dos alunos. Em várias famílias de classe mais baixa, escrever pode limitar-se somente a assinar o próprio nome ou, no máximo, a reproduzir recados curtos. Para quem convive com esse mundo, escrever como a escola pretende pode ser esquisito, indesejável e desnecessário. Entretanto, os que convivem num meio social onde se leem jornais, livros, revistas, e no seu convívio familiar se escrevem com frequência e