As diferenças e semelhanças entre auditoria e perícia
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM AUDITORIA E CONTROLADORIA
Bruna Strobel
As diferenças e semelhanças entre auditoria e perícia contábil
Florianópolis
2012
Bruna Strobel
As diferenças e semelhanças entre auditoria e perícia contábil
Atividade Interdisciplinar referente as disciplinas de auditoria empresarial e perícia contábil, apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 43 - 2012.
Florianópolis
2012
A contabilidade surgiu com a necessidade de o homem ter informações do seu negócio, e assim controlar o patrimônio das entidades. O mercado de trabalho de um profissional da área contábil é bastante amplo, podendo atuar em várias áreas. As especializações de auditoria e perícia se assemelham nos procedimentos mas diferem nos objetivos e finalidades. Segundo Costa:
“As técnicas contábeis de auditoria e perícia são confundidas, principalmente pelos leigos no assunto. Para estes, a primeira ideia que se tem de auditoria e de perícia é que os dois ramos estão voltados para descoberta de fraudes e ao combate ao crime na área econômica. Também costumam confundir a aplicabilidade destas: é comum ouvir ou ler declarações referindo à necessidade de se realizar uma ampla auditoria em determinado órgão, setor de empresas públicas e privadas, onde na maioria das vezes o que se requer não é uma auditoria e sim uma perícia.”
Sendo assim, o objetivo deste trabalho é de esclarecimento em relação as distinções e semelhanças entre auditoria e perícia. Conforme Attie (1998, p.25) “a auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”. Já a perícia contábil, conforme definição NBC