As diferenças entre multiculturalidade, Transculturalidade e Interculturalidade
As diferenças entre Multiculturalidade, Trasnculturalidade e Interculturalidade
Vivemos em um mundo globalizado, rodeado por diversas culturas, cada uma trazendo consigo seus costumes, valores, modo de vida. E ainda assim encontramos dificuldades em conviver com essa diversidade cultural, o que não deveria acontecer, pois somos resultado dessas misturas raciais e culturais e da adaptação dessas. Sendo assim é dever da escola como fonte de ensino mostrar para os educandos que as diferenças são essenciais para a nossa sobrevivência em sociedade, e que precisamos nos adaptar a elas.Encontramos dessa forma três eixos norteadores que nos facilitam a compreensão sobre nossas diferenças sociais e como abordam esta questão.Os quais são: a Multiculturalidade a Transculturalidade, e a Interculturalidade.
A multiculturalidade é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Sendo assim devemos levar em conta que somos iguais perante a lei, mas diferentes em nossos aspectos sociais que cada um tem sua própria cultura, seu estilo, sua religião.
A transculturalidade é focada nas dimensões culturais da fala, suas variedades, que compõe o vocabulário de um determinado lugar. O termo transculturalidade é apropriado para desnaturalizar as questões de hegemonia cultural. A mesma no Brasil adquire certas especificidades decorrentes de características da sociedade brasileira, por suas diferenças sociais e socioeconômicas.
A interculturalidade defende o diálogo entre as culturas com o objetivo de mostrar as pessoas, que se identificam com determinada cultura, o lado “bom” ou “mal” da outra cultura, ela não defende que determinada cultura seja melhor do que a outra, apenas ensina a pesquisar e a entender os costumes e a maneira de pensar da mesma, sem precisar mudar a nossa ou desvalorizar a outra.
É importantíssimo o trabalho formado por esses eixos, pois nos norteiam a como trabalhar com as diversas culturas e