As diferenças entre juros simples e juros compostos.
Disciplina: Matemática Financeira. Turma:
Durante este estudo iremos abordar a respeito de juros simples e juros compostos, os seus conceitos, as suas diferenças, qual é o mais utilizado em operações comerciais e financeiras.
Juros são os valores pagos durante um determinado período de tempo, a uma determinada taxa de juros e por um determinado período de tempo podendo ser classificado como juros simples e juros compostos.
Juros simples ocorrem quando os juros incidem apenas sobre o capital inicial, sendo proporcional ao período de tempo de sua aplicação.
Já os juros composto, também conhecido como sistema de juros sobre juros ocorre quando ao final de cada período são somados aos valores ao capital inicial para que seja somado para o calculo de novos juros aos períodos seguintes.
Os juros compostos são atualmente os mais utilizados em operações comerciais e financeiras como, por exemplo, em financiamentos de automóveis, de imóveis ou em empréstimos bancários e os juros simples são mais usados em operações de curtíssimos prazo e processos de descontos simples, o principal motivo é que os juros compostos remuneram tanto os juros quanto o capital inicial gerando um crescimento exponencial ao longo do tempo.
Esse crescimento exponencial é bastante negativo em casos de dívidas, mas por outro lado se for um investimento é bastante positivo.
Como explicado anteriormente, o cálculo para os juros simples é feito em cima do valor inicial, e pode ser expresso na seguinte fórmula “Juros= Valor presente x Taxa de Juros x Prazo”, ou “J= PV. i. n”.
Exemplo: Um capital inicial de R$ 100,00, vai rendendo com juros simples de 1% todo mês:
• No 1° mês = 100 + 1% de 100 = 101;
• No 2° mês = 101 + 1% de 100 = 102;
• No 3° mês = 102 + 1% de 100 = 103.
Nos juros compostos, o cálculo é feito com base nos juros do mês anterior sendo acrescido período por período, e pode ser expresso na formula