As diferentes teorias da pscologia
Para alguns teóricos, de base empirista, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos, que resultam da ação do meio sobre o indivíduo. Para outras teorias, de base racionalista, o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no indivíduo, enquanto a aprendizagem é um processo externo, independente do desenvolvimento. A aprendizagem, segundo esta visão, vale-se dos avanços do desenvolvimento para que possa ocorrer, não tendo força de modificação do curso do desenvolvimento.
Uma terceira posição sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento considera esses dois processos complementares, e, embora inerentemente diferentes, cada um exerce influência sobre o outro. Tais processos são resultantes de estruturações e reestruturações progressivas, mediante a ação do sujeito sobre os objetos e destes sobre o sujeito.
A intenção deste capítulo é tratar desses processos de modo a conceituá-los e de modo a explicitar o tipo de interação provável entre eles.
O processo de Desenvolvimento
É possível se caracterizar o desenvolvimento como o conjunto de competências manifestas num determinado momento da vida do indivíduo. Esse desenvolvimento, que se constitui num processo sempre dinâmico, tem merecido a atenção dos estudiosos de praticamente todas as épocas da história da humanidade. Um dos registros mais antigos, de que se tem notícia, em relação ao problema, é atribuído a Aristóteles. Este filósofo acreditava que os fatores inatos determinavam grandemente o comportamento das pessoas. Segundo ele, os escravos diferiam dos senhores por usarem a razão de uma maneira puramente passiva, faltando-lhes a faculdade deliberativa.