As Diferen as sociais
A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
É a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc...
A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades.
Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas tais como:
Oportunidade de trabalho; Cultura / Lazer; Acesso aos meios de informação; Acesso à educação; Gênero (homem / mulher); Raça / Religião; Economia (rico / pobre).
HISTÓRIA
A estratificação social está presente em todas as épocas.
A Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo contribuíram para que as questões sobre a desigualdade social fossem melhor visualizadas, discutidas e percebidas.
DESIGUALDADE SOCIAL
A desigualdade social é um fenômeno que ocorre em quase todos os países, e é desencadeado, entre outros motivos, pela má distribuição de renda, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.
É necessário entender a desigualdade social também como uma espécie de “leque”de outros tipos de desigualdades geradas a partir da desigualdade econômica como desigualdades raciais, pobreza, problemas com acesso à moradia, segurança pública, educação de má qualidade, desemprego entre outros.
A TEORIA DA DESIGUALDADE POR KARL MARX
Marx afirma que as diferenças entre as classes sociais não se reduzem a uma diferença quantitativa de riqueza, mas a uma diferença de existência.
Os indivíduos de uma mesma classe social partilham de uma mesma situação de classe, que inclui seus valores, seus comportamentos, suas regras de convivência e seus interesses.
A essas diferenças econômicas e sociais segue-se uma diferença na distribuição de poder.
As classes dominantes economicamente encontram meios para fazer uso do aparato