As desigualdades para marx weber e karl marx
Veremos as diferentes formas de sociedade e a produção dos diversos modos de desigualdade. As castas, osestamentos e as classes sociais expressam como sociedades distintas produzem formas diferentes de desigualdade. E a importância da globalização para o mundo .
As desigualdades para Marx Weber e Karl Marx
Para Weber, o sistema de castas obedece a uma forma específica de organização. Nas castas há a definição clara do papel dos indivíduos. Por exemplo, os membros de uma casta poderiam desempenhar determinadas tarefas, ao passo que membros de outras castas não poderiam.
A posição social do indivíduo e o seu lugar dentro da comunidade estão relacionados à casta a que este pertence. Em uma sociedade de castas permanece a hierarquização rígida, baseada em hereditariedade, profissão, etnia e religião, que definem as relações sociais entre os membros. Esses critérios são definidos pela tradição.
No sistema de castas os direitos são, por natureza, desiguais, pois os cargos públicos e as profissões não obedecem à especialização ou à competência, mas sim à hereditariedade.
As castas ainda são presentes na sociedade da índia e, atualmente, coexistem com o sistema de classes sociais
Os indivíduos que pertencem a castas inferiores são considerados impuros e não podem prestar serviços a membros de castas superiores (tudo o que toca, fica contaminado).
A complexidade do sistema de castas entre os hindus envolve não só elementos políticos e econômicos, mas questões culturais seculares. A combinação entre esses elementos forma uma organização social particular no processo de construção das desigualdades sociais.
Para Weber, a sociedade sustenta-se em três dimensões distintas: a econômica, a social e a política.
Econômica – baseada na riqueza, na posse e na renda; Social – baseada na honra e no prestígio; Política – baseada no