As desigualdades Multiplicadas
François Dubet
O sociólogo francês François
Dubet acredita que a incoerência fundamental de nossas sociedades hoje reside entre o progresso (e a consciência democrática de todos) e o desenvolvimento das desigualdades sociais.
“A escola, principalmente, está cada vez mais identificada com um mercado no qual os indivíduos vêm buscar identidades sociais”.
Sociologia da Experiência
A sociologia da experiência social considera que os indivíduos são hoje forçados a construir sua própria ação, uma vez que esta não é totalmente definida pelos papéis sociais e pelas maneiras de exercê-los. Os indivíduos devem produzir, eles mesmos, o sentido de sua ação, suas motivações, suas identidades.
Evidentemente, eles constroem sua experiência a partir de recursos, de modelos culturais e de condições sociais que lhes são impostas.
Todavia, eles devem fazer este trabalho uma vez que a sociedade é cada vez mais fluida, móvel, não programando a totalidade dos Como a sociologia da escola contribui para a melhora na relação pedagógica entre professores e alunos?
A sociologia pode dizer a um professor como a escola se apresenta do ponto de vista dos alunos. Ela pode lhe mostrar que os alunos devem resolver um grande número de problemas para se constituírem como alunos e que isto não tem nada de “natural”, desde que não se trate do mundo das classes muito favorecidas. Mas a sociologia não pode dizer qual é a boa pedagogia e a boa maneira de dar aula. Ela define mais os problemas do que as soluções.
As desigualdades multiplicadas ou as vicissitudes da igualdade
- Desigualdades contemporâneas: várias desigualdades não só perduram como inúmeras outras apareceram nos últimos anos.
- Identificação da modernidade como o triunfo obstinado da igualdade (Tocqueville). Na modernidade os indivíduos são considerados como cada vez mais iguais e suas desigualdades
“empíricas” não podem basear-se nem no