As denominações do trabalho na sociedade
Cosme do Carmo Silva
Resumo
Neste artigo, discutem-se o trabalho, procurando esclarecer os conceitos atribuídos a ele nos diferentes momentos da existência humana. Tratando da contextualização histórica do mesmo, evidenciando os desafios enfrentados pela sociedade atual que se defrontam, com a mundialização da economia e o uso cada vez maior da tecnologia.
O objetivo deste estudo é fazer uma análise das relações de trabalho na sociedade capitalista, em que no decorrer das fazes da civilização humano, o trabalho era apenas atividade dos servos e escravos, e que atualmente o mesmo está associado a emprego levando em conta a necessidade do trabalho para a ocupação humana.
Palavras – chave: Emprego; Ocupação ;Trabalho.
Introdução
Este artigo aborda o trabalho, que é um tema que requer muita reflexão, desde a antiguidade. Na Bíblia, o trabalho é definido como uma necessidade que leva à fadiga e que é resultado de uma maldição.” Comerás o pão com o suor de teu rosto”(Gn.3,19). Na discussão do tema aparecem inúmeras definições que nos fazem analisar o mundo do trabalho em decorrência do avanço tecnológico no mundo moderno.
Mas, o que é realmente trabalho? Será ele a vida do ser humano? Que condições o homem moderno enfrenta no trabalho? Que instituições são responsáveis para fazer o mundo do trabalho funcionar e seus resultados propiciarem a sobrevivência do homem e da humanidade?
Para pensar sobre esses questionamentos faz-se necessária uma revisão e reflexão dos conceitos básicos de trabalho. Ao longo do século diversos povos e culturas procuraram de maneira simplificada definir a expressão trabalho. Por muito tempo, a palavra trabalho significou experiência dolorosa,