As crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia: s crônicas de nárnia:
Jonas Sommer Curso de Letras Português-Inglês Polo Dom Bosco Mercês - Curitiba, PR Orientadora: Profª Cláudia Benedetti
RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar uma obra da literatura infanto-juvenil do escritor irlandês C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia, importante narrativa literária ficcional, composta por sete crônicas. Levar-se-á em conta o aparente caráter bíblico revelado por meio das figuras de linguagem intertextualizadas e dos personagens míticos empregados pelo autor. Para explicar como o Cristianismo é percebido e reconhecido na obra de Lewis, duas crônicas foram escolhidas para análise: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa; Príncipe Caspian. Pesquisaram-se obras literárias de reconhecidos escritores aficionados por Nárnia, de apologistas cristãos e de biógrafos do escritor, como Devin Brown, Kathryn A. Lindskoog e Gabriele Greggersen, além da Bíblia Sagrada de Genebra. Todas serviram de base para identificar e quantificar quais elementos configuram o retrato cristão em As Crônicas de Nárnia.
Palavras-Chave: Literatura infanto-juvenil. Histórias cristãs. As Crônicas de Nárnia. ACDN. Intertexto bíblico. C.S.Lewis.
2
1. INTRODUÇÃO
O ato de ler (bem como o de escrever, pois sempre se escreve algo a ser lido por outrem) tem um alcance existencial: pela leitura (principalmente nas narrativas ficcionais), o indivíduo recria um mundo de “verdades”, vai de encontro às realidades (criadas ou concretas) pelo autor, expande ideias, compreende a sociedade e o mundo onde vive, busca no texto relações com seu próprio mundo interno, etc. Logo, ler possui dimensões variadas e complexas. Esse ato introduz o homem em seu próprio mundo, conecta-o à realidade, faz com que se identifique como herdeiro de um arcabouço cultural de conhecimentos e de valores passados, inserindo-o na condição de responsável por um futuro – num sentido culturalcientífico. A literatura