As cronicas de Nárnia
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Licenciatura em Matemática
Disciplina: Matemática Financeira
Filme: As Crônicas de Nárnia 1
“O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa”.
ROTEIRO:
1- Quanto aos elementos do consciente individual: Id, Ego e Superego,
Identificar como eles aparecem no comportamento dos diversos personagens. (Dê exemplos (para cada dos conceitos) através das reações de comportamentos, atitudes, formas de comunicação).
Id – É representado pelo Edmundo que age pela emoção, age pelo instinto, sem se preocupar com as conseqüências, ele vai contra as regras e valores, ele só pensa em si próprio e nos seus objetivos.
O comportamento de Edmundo já pode ser observado no início do filme, quando sua casa está em meio ao perigo e ele volta para pegar uma foto, mesmo sua mãe pedindo para que ele não fosse.
Quando a mãe dele também pede para que os filhos se comportem na casa do professor, Edmundo, é o único que permanece em silêncio e a mãe pede para ele obedecer a seu irmão Pedro e ele permanece em silêncio.
No decorrer do filme, Edmundo entrega sua irmã Lúcia para feiticeira, para satisfazer sua vontade de comer doces, ele diz que a irmã havia ido a Nárnia e esteve na casa do Sr. Tomnus, ele teve essa atitude para atender seus interesses e trouxe conseqüências para o Sr. Tomnus.
Outro momento é quando ele diz para feiticeira que vai trazer seus irmãos, com o interesse de tornar-se rei.
Edmundo é muito imediatista e age por impulso.
Ego – É representado pela Susana, pois em todas as cenas do filme ela age consciente. Em vários momentos, ela tenta trazer a união entre os irmãos e sempre diz o que eles devem fazer.
Podemos perceber na cena em que todos eles estão entrando em Nárnia, ela diz que eles devem voltar, mas acaba cedendo à vontade dos irmãos. Susana tem uma atitude de mãe, que cuida e protege os filhos, mas que às vezes cedem aos seus caprichos.
Superego - Expressa os