As crianças índigo
Chegaram as Novas Crianças
PAIS: SE TÊM FILHOS PEQUENOS, ESTE LIVRO É PARA VÓS
Autores
Lee Carroll e Jan Tober
O trabalho de tradução e revisão deste texto foi realizado por: Ana de Castro, Ana Prado, Genicy Bortagaray, Helena Abecassis, Isabel Moreno, Madalena Peres, Neia Cunegatto, Patrícia Bastos, Rita Estima e Vitorino de Sousa entre Maio e Outubro de 2003. Está disponível em www.velatropa.com.
1
Teus filhos não são teus filhos. São filhos e filhas da vida adorando-se a si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. Podem dar-lhes amor, mas não os pensamentos, Porque eles têm os seus próprios pensamentos. Podem trazer os seus corpos, mas não as suas almas. Porque as suas almas moram na casa do amanhã, Que vocês não podem visitar, nem sequer em sonhos. Podem tentar ser como eles, Mas não queiram que eles sejam como vós. Vós sois os arcos dos quais partem os vossos filhos, quais flechas vivas. Que a flexibilidade nas mãos do archeiro seja de prazer.
Kahlil Gibran O Profeta
2
INTRODUÇÃO
À medida que forem lendo talvez pensem: Mais outro livro sobre condenação e sofrimento, e sobre a forma como a sociedade está a mudar as nossas crianças? Não: esta é talvez a mudança mais emocionante e, no entanto, a mais estranha em matéria fundamental humana, nunca antes vista e documentada em qualquer sociedade que disponha de ferramentas para o fazer. Pedimos que utilizem o vosso discernimento à medida que forem prosseguindo a leitura. Jan e eu somos conferencistas nacionais especializados em auto-ajuda e, também, escritores. Nos últimos seis anos, viajámos pelo mundo e temos falado para grupos grandes e pequenos. Temos lidado com pessoas de todas as idades e muitas culturas com os idiomas mais diversas. Os meus filhos cresceram e deixaram o ninho há já algum tempo; Jan nunca teve filhos mas, no entanto, sentia que, de algum modo, estava a trabalhar com eles. Dos seis livros que publicámos nenhum trata de crianças, porque o nosso