AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO (RESUMO)
O texto traz uma reflexão sobre a inserção da criança de seis anos no ensino fundamental e a pratica a ser trabalhada nas diferentes áreas do currículo, propiciando um trabalho focado na criança sem perder o compromisso com a sua inserção sociocultural.
Os desafios e as indagações são muitas, sendo assim, o trabalho do professor deve ser direcionado a uma organização pedagógica flexível propondo atividades significativas e desafiadoras onde as crianças absorvam o aprendizado de forma continua e prazerosa amplificando as suas experiências socioculturais.
O conhecimento é uma construção coletiva e é na troca dos sentidos construídos, no diálogo e na valorização das diferentes vozes que circulam nos espaços de interação que a aprendizagem vai se dando.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL
É importante que o trabalho pedagógico com as crianças de seis anos de idade, nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das Ciências Sociais, das Ciências Naturais, das Noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens.
Trabalhar com os conhecimentos das Ciências Sociais nessa etapa de ensino significa lidar especialmente com o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas formas de se organizar, de resolver problemas e de viver em diferentes épocas e locais. A família, a escola, a religião, o entorno social (bairro, comunidade, povoado), o campo, a cidade, o país e o mundo são esferas da vida humana que comportam inúmeras relações, configurações e organizações.
É também objetivo do trabalho na área de Ciências Sociais estimular e ajudar a criança a pensar e a desenvolver atitudes de observação, de estudo e de comparação das paisagens, do lugar onde habita, das relações entre o homem, o espaço e a natureza. Ela deve conhecer como a ação humana transforma o planeta e, consequentemente, interfere na forma e na qualidade de