AS CONTRIBUIÇÕES À DISCUSSÃO CURRICULAR.
Pena, Rodrigo Antônio Simões da Silva. P. BOURDIEU, SOCIOLOGIA E TEORIA DA REPRODUÇÃO. AS CONTRIBUIÇÕES À DISCUSSÃO CURRICULAR.
O autor Rodrigo Antônio Simões da Silva Pena aborda o tema educação e socialização, descrevendo os pontos de vista e contribuições que a obra do sociólogo Pierre Bourdieu trouxe para o currículo, as contribuições estão relatadas em três pontos: o primeiro é no entendimento do currículo como algo historicamente construído; o segundo é na identificação das consequências negativas do currículo da escola tradicional para as camadas populares, e; o terceiro é na confirmação de que seriam necessárias mudanças curriculares para que a escola pudesse reverter sua condição de agente de reprodução social.
O artigo aborda a questão da mudança curricular, o problema das desigualdades educacionais e sociais, inclusive dentro das escolas, onde caberia a ela garantir um bom desenvolvimento escolar a todos os alunos, e não apenas a um determinado grupo, a escola seria o meio pelo qual o indivíduo assimilaria e reproduziria a sociedade.
O objetivo do autor na produção desse artigo, foi fazer uma analize das possiveis contribuições que Bourdieu pode trazer às discussões sobre o currículo e expõe a necessidade da reforma nos currículos escolares, não em questão de conteúdos, mas sim, na inversão da imposição cultural, onde as classes superiores tinham mais acesso aos meios de educação.
O problema central apresentado neste artigo são as desigualdades existentes no sistema educacional, o fator responsável seria a herança cultural. A herança cultural é a responsável pela diferença inicial das crianças diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito. O autor Rodrigo Pena aponta a necessidade de uma análise no currículo, pois a escola e o currículo precisam ser pensados dentro do contexto social em que estão inseridos. Com a mudança no