As contribuições dos fundamentos psicológicos da educação na prática escolar
RA: 47 913
Atividade referente à aula de 05/07/2014.
Disciplina: Fundamentos da Educação.
Profa: Ana Paula Petroni.
Curso: Docência na Educação Superior
Turma: 2014
Data de entrega: 19/07/2014
ARARAS/SP
Julho/2014
As contribuições dos fundamentos psicológicos da educação na prática escolar
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, que passam pela sensação,
emoção, percepção,
aprendizagem e inteligência. Ela é uma das disciplinas que ajuda o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
Ao transmitir o conhecimento o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensinoaprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador deste processo de formação. Percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia é incontestável e muito importante, para buscar respostas sobre como se aprende, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos, o que é ou não válido aplicar, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar.
A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos