As constituições do Brasil
1) Constituição de 1824
Depois da independência do Brasil D. Pedro reuniu os representantes das provincias para discutir a Constituição federal dentre eles estava o partido brasileiro, representando principalmente a elite latifundiária escravista, que apoiava a limitação do poder imperial pela constituição. E o partido português que defendia a centralização do pode no imperador.Neste impasse criou-se a cosntituição da mandioca na qual exigências como D. Pedro I só poderia governar um só reino e ele não poderia dissolver o parlamento, também não poderia comandar as forças armadas.
Dom Pedro I, não gostou da Constituição da mandioca por isso destruiu a reunião e cancelou a constitução da mandioca. Reuniu ministros e conselheiros d sua confiança e formou o conselho de Estado para elaboarar a 1º costituição. AChamada Constituição outorgada ,nesta o poder era dividido em quatro:executivo, legislativo e judiciárioe moderador
Isso fez com que os poderes se desequilibrassem pois o executivo e o moderador eram exercidos pela mesma pessoa , que era o imperador.O mandato dos senadores era vitalício. E Para exercer direitos eleitorais, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 25 anos de idade. Além disso, deveria comprovar uma renda mínima de 100 mil-réis anuais para poder votar (voto cetensíario) . Excluíndo grande parte da população.
A emenda do ato adicional de 1834, durante o período regencial, proporcionou mais autonomia para as províncias. Essa emenda foi cancelada pela lei interpretativa do ato adicional, em 1840. Essa constituição beneficiava a elite.
2) Constituição de 1891
Logo após a proclamação da república predominaram interesses ligados à oligarquia latifundiária, com