AS CONSEQUÊNCIAS DO USO INDISCRIMINADO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES POR ADOLESCENTES
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ARACELY MARTINS DO SANTOS
CAIO VITOR BRASILEIRO TORRES
EDIGAR ALVES DE ARAÚJO
MARLYSON GEOVANINI SILVA DE OLIVEIRA1
AS CONSEQUÊNCIAS DO USO INDISCRIMINADO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES POR ADOLESCENTES2
RESUMO: (10 à 15 linhas, sem espaçamento)
PALAVRAS-CHAVE:
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento do Corpo Humano na Adolescência
Os seres humanos, bem como todo ser vivo, passam por duas etapas da vida. As quais são o nascimento, onde a vida se inicia; e a morte, onde a ela se encerra. Ao longo da vida, o corpo humano passa por diversas transformações, sejam estas devidas a fatores biológicos ou por consequências do meio externo.
A fase inicial da vida é a infância. É um período de descobertas e de várias transformações corporais, onde se desenvolve habilidades que serão utilizadas durante a vida, como as sensoriais de ver, tocar, ouvir, sentir cheiros e sabores.Habilidades motoras e neurológicas, de sustentação física,aprende-se a falar, andar, pular, correr. Desenvolvimento das habilidades sociais com a interação com os familiares e colegas. Geralmente, a infância vai até os 12 anos de idade, onde se inicia adolescência, no qual abordaremos mais adiante.
O período após a adolescência é a fase adulta, que se inicia por volta dos 19 anos de idade, as mudanças físicas já são mais lentas e a produção hormonal mais estável, nessa fase o homem e a mulher já estão com suas funções sexuais maduras para a reprodução. Após os 30 anos, há uma queda gradativa do metabolismo, assim iniciando processo de envelhecimento. Neste processo, na fase final da fase adulta e início da velhice (por volta dos 75 anos), o corpo sofre mais alterações, como a perda progressiva da elasticidade dos tecidos do corpo, resultando em rugas na pele e perda na flexibilidade articular. Devido à baixa produção de melanina, os cabelos brancos