As Consequ Ncias Da Falta Da Tica Profissional
Afinal o que é ética profissional?
Definição: Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ou seja, quando agimos dentro dos padrões, das normas da empresa em que trabalhamos, exercendo nossas atividades de forma honesta respeitando dos os princípios éticos, estamos cumprindo com nosso papel de cidadão dentro da ética profissional.
E quando o profissional é antiético? Quais as consequências da falta da ética profissional?
A ética define o tipo de pessoas nós somos e também que tipo de organização é aquela empresa. A partir do momento em que o profissional desobedece qualquer norma da empresa, ele já está faltando com a ética.
Uma organização ela sempre é formada por pessoas com princípios diferentes, e os valores individuais que um profissional possui nem sempre é compatível com o do seu colega de trabalho ou seu superior e essas diferenças sempre resulta em alguns problemas como:
Assédio moral ou sexual;
Fofocas;
Intrigas;
Desvios financeiros;
Pessoas que não aceitam opiniões dos demais e acham que sabem tudo
Um exemplo que encontramos no texto passado pelo professor:
“Sem citar nomes por uma questão de confidencialidade contratual, Forma e Santos contam um episódio que surpreendeu o presidente de uma empresa há algum tempo. Um rombo de milhares de reais nas contas da companhia havia sido protagonizado pelo executivo de sua maior confiança na área financeira: o próprio diretor financeiro. O golpista era viciado em jogo e havia furtado a empresa para sanar as dívidas com um agiota. Forma e Santos afirmam que a fragilidade da empresa estava no fato de o presidente confiar totalmente no diretor e não exercer nenhum controle externo sobre o que ele fazia. "Sob uma pressão situacional, o ser humano pode cometer atos antiéticos", diz Forma.”
Então, analisando esse exemplo podemos ver um dos problemas que citamos