as coniferas
As coníferas são um grupo de árvores e arbustos que produzem cones, os quais contêm suas sementes. A maioria das coníferas é sempre-verde, ou seja, tem folhas o ano inteiro. Em geral, suas folhas muito finas são chamadas de agulhas. Há mais de 550 tipos de coníferas, sendo os mais conhecidos os cedros, ciprestes, abetos, zimbros, lariços, pinheiros, sequoias e teixos . As mais altas, pesadas e antigas matérias vivas da Terra são coníferas.
Onde crescem as coníferas
As coníferas crescem e formam florestas em diversas regiões frias do mundo, como as do norte da Europa, da Ásia e da América do Norte. Há alguns tipos que crescem em florestas tropicais na Ásia e outros, em áreas quentes na Austrália e na África.
Características físicas
Dotadas de troncos e caules lenhosos, as coníferas podem ser arbustos baixos ou árvores muito altas. Em geral, suas folhas parecem agulhas, mas alguns tipos têm folhas em forma de escamas, lâminas ou cunhas. Um revestimento ceroso evita que as folhas percam água. A maioria das coníferas tem raízes pouco profundas, que se espalham amplamente.
As coníferas desenvolvem cones, em vez de flores ou frutos. A maioria desses cones tem forma oval e todos são escamosos. Alguns tipos de coníferas desenvolvem cones femininos e masculinos na mesma árvore. Outros têm cones masculinos ou femininos em árvores separadas. Os cones masculinos, que são menores do que os femininos, produzem pólen. O vento leva o pólen para os cones femininos, os quais então desenvolvem sementes sob as escamas. As escamas se abrem lentamente até liberar as sementes. O vento ou os animais levam as sementes para lugares nos quais as coníferas podem crescer.
Coníferas surpreendentes
As sequoias da Califórnia não só são as coníferas mais altas que existem, mas também as árvores mais altas do mundo. Algumas têm mais de 110 metros de altura. As sequoias-gigantes, também da Califórnia, são as coníferas mais pesadas, chegando a ter mais de 2.000 toneladas.