As conexões ocultas
Livro de Frijof Capra: “As conexões ocultas. Ciência para uma vida sustentável”.
Editora: Cultrix Amana Key. São Paulo, 2002. Páginas 296
Vida e Obras de Fritjof Capra:
Frijof Capra nasceu na Áustria, em 01 de fevereiro de 1.939, é teórico de sistemas e físico pela Universidade de Viena, professor do Schumacher Colleger, fundou o Centro de Eco- Alfabetização de Berkeley, na Califórnia onde vive atualmente. O autor escreveu livros tais como:
O Tao da Física (1975) discuti implicações filosóficas e mudanças de conceitos e ideias que ocorreram na física.
Ponto de Mutação (1982), Sabedoria incomum (1988)
Pertencendo ao Universo (1992) exploração nas fronteiras da ciência e da espiritualidade.
A teia da vida (1996) ele fez um resumo da teoria matemática da complexidade, e uma síntese organizada por uma compreensão cientifica da vida.
As conexões ocultas (2002) propõe em aplicar o domínio social a nova compressão da vida que nasceu da teoria da complexidade.
Alfabetização Ecológica (2006) a educação da criança para um mundo sustentável. “As conexões ocultas. Ciência para uma vida sustentável”
Descobertas científicas mostram que todas as formas de vida organizam- se com o mesmo padrão de redes, básicos com unidades e sistemas interconectados. Capra desenvolve em seu livro As conexões ocultas, uma visão sistêmica e unificada das dimensões biológica, cognitivas e sócias da vida, são totalmente interligadas por redes complexas, aborda temas como a ascensão do capitalismo global e a criação de comunidades sustentáveis.
Á partir do século XX, surgiram novas estruturas econômicas, sociais e tecnológicas modificando o meio ambiente com impactos irreversíveis para o futuro da humanidade.
Capra em seu diafragma “A rede dos problemas que existem no mundo”, mostras as consequências do sistema capitalista na etapa globalizadora, o crescimento insustentável, pobreza no terceiro, produção industrial (...) expansão ilimitada,