As competências das Pessoas
Curso de Pós Graduação em Administração de Empresas
Gestão de Talentos / Pessoas
Prof.ª Claudia Serrano
Catarine Xavier Silva
As competências das Pessoas / Potencializando seus Talentos (5º edição)
2008 / 112 pg
Autor: Antonio Claudio Queiroz Santiago
Capitulo da Resenha – Competência / Gestão da Mudança
Apresentação da Obra
“O universo é a mudança, a vida é o que o pensamento faz desta mudança”.
Marco Aurélio
Mudança é um tema que se repete ao longo da história. Hoje são apresentadas frequentemente e com rapidez não se tratando mais como uma opção, pois aquele que deseja se destacar no mundo deverá acompanha-lo e superar os desafios propostos pelas mudanças.
Conceito: Capacidade de perceber, identificar e se predispor ás mudanças, desenvolvendo ou identificando estratégias para implementar, pondo em prática as ações em consonância com o plano estratégico.
Atitudes que favorecem a expressão da competência: Adaptabilidade, autoconfiança, dinamismo, disponibilidade, entusiasmo, ética, flexibilidade, objetividade, persistência, pro atividade, resiliência, responsabilidade, segurança, sensibilidade e tolerância.
Descrição do Conteúdo
Todo processo de mudança nas empresas requer reestruturações profundas em sua organização, independentemente da área. As pessoas necessitam de um tempo de adaptação, pois toda mudança envolve algum tipo de perda, sendo comum enxergar mudanças como sendo um perigo ou ameaça.
Abaixo ressalto 2 tipos de mudanças dentro de uma organização;
Mudanças Estruturais: Envolvem toda a hierarquia da empresa ou organização, as metas, as características estruturais, os procedimentos administrativos e os sistemas administrativos. Uma mudança estrutural bem-sucedida é realizada por uma abordagem de cima para baixo porque a habilidade para a melhoria administrativa tem a sua origem nos níveis médio e alto da organização. O processo de cima para baixo não significa que a coerção seja a