As civilizações mesopotâmicas
SUMERIANOS E ACADIOS
MESOPOTÂNIA- quer dizer região entre rios; cercadas por montanhas ao norte e desertos ao sul; * A primeira sociedade a desenvolver uma civilização na mesopotâmia foi os sumérios; * Ao contrario do Egito, que era de difícil acesso, sempre essa região foi de transito das populações, o que explica o fato de nessa região ter existido varias civilizações; * Condições favoráveis à agricultura. As cheias dos rios da mesopotâmia são devastadoras ao contrario do rio Nilo; * Sucessivas invasões não favoreciam a formação e um império unificado e duradouro como ocorreu no Egito; * Antes das cidades já havia uma diferenciação social na mesopotâmia:
Os impérios mesopotâmicos não tiveram a mesma durabilidade que os egípcios. “Isso ocorreu pelo fato dos imperadores não conseguirem manter seus impérios unificados por muito tempo (havia varias guerras entre as cidades uma querendo dominar a outra), pois a cidades cada cidade tinha autonomia” * Indivíduos ativos
(a) produtores de alimento
(b) especialistas permaneceram nos centros urbanos e detiveram prestigio, poder e riqueza. Indivíduos das aldeias passaram a depender das cidades pra sobreviver e foram tributados “(pagavam impostos para usar a terra, que era pago com o que era produzido por eles)”.
3.500 A.C surgiram as cidades estados governado por um PATESI: misto de General e Sacerdote.
Inexistia a propriedade da terra, que era considerada de propriedade dos deuses e explorada pelos camponeses em beneficio da elite.
“Nesse período não existia moeda o comercio era feito o escambo (mercadoria por mercadoria)”
Acompanhados dos sacerdotes e dos burocratas, o PASTESI controlava a construção de diques, canais de irrigação, templos, e celeiros impondo e administrando os tributos a que todos estavam sujeitos.
“zigurates: templo dos ricos”.
“aipogêus: templo dos pobres”
Em homenagem aos deuses patrono eram erguidos os zigurates, pirâmides de