As civilizações americanas
Os Astecas viveram onde atualmente se localiza o México.
I. A arquitetura
Os astecas se destacaram na construção de templos, pirâmides e outros tipos de prédios. Tenochtitlán, capital do Império Asteca, era uma cidade muito bem estruturada do ponto de vista arquitetônico e engenheiro. Contava com diversos templos, palácios, mercados e monumentos.
Tenochtitlán foi construída sobre um grande lago, numa incrível estrutura, as ruas eram canas d’agua, era uma verdadeira Veneza na América. Seus templos, construídos em homenagens aos seus diversos deuses, eram grandiosos e não se sabe ao certo como eram construídos. O fato de a atual Cidade do México ter sido construída sobre as ruinas deixada pelos Astecas complica anda mais os estudos dos historiadores e compreensão dessa incrível civilização.
Os Astecas reverenciavam as montanhas, com seus picos que chegavam até o céu, onde viviam os deuses, construíram cerca de vinte e cinco templos em forma de pirâmide que imitavam as montanhas. Além disso, os templos foram concebidos para provocar medo e respeito entre a população
II. A religião
Os Astecas eram politeístas e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar. O Deus mais venerado era Quetzalcóatl, a serpente emplumada. Os sacerdotes formavam um poderoso grupo social, encarregado de orientar a educação dos nobres, fazer previsões e dirigir as cerimônias rituais. A religiosidade asteca incluía a prática de sacrifícios. Segundo o divulgado pelos conquistadores o derramamento de sangue e a oferenda do coração de animais e de seres humanos eram ritos imprescindíveis para satisfazer os deuses.
III. A arte
A pintura dos astecas é uma arte intermediária entre a escrita e a iluminura, manifestada através da execução minuciosa de caracteres pictográficos e da figuração de cenas históricas ou mitológicas. Os objetos são representados de frente ou de perfil e, às vezes, as duas