As cidades e a indústria no mundo
Indústrias modernas: Dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e por um nível de automação maior que o das indústrias tradicionais, consequentemente há redução de mão de obra em relação às indústrias tradicionais. Exigem mão de obra com qualificação na maior parte do processo produtivo. Como exemplos de indústrias modernas estão: as petroquímicas, as fábricas de papel e de celulose e as montadoras de automóveis.
Indústrias de tecnologia de ponta: Fruto da revolução tecno-científico-informacional, as indústrias de ponta utilizam recursos tecnológicos altamente sofisticados, estão em constante processo de inovação, com altos investimentos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas. Exigem mão de obra extremamente qualificada para o desenvolvimento da produção. São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta as de informática, telecomunicações, farmacêutico, biotecnologia, produtos eletrônicos, aeroespacial, entre outros.
O espaço da indústria no mundo A observação de um mapa-múndi da distribuição geográfica das indústrias mostra que, particularmente no caso dos países capitalistas, elas se acham bastante concentradas espacialmente. Isso ocorre porque as indústrias procuram se localizar nas áreas que oferecem a maior quantidade ou a melhor combinação possível de fatores necessários à produção (fontes de energia, mão de obra, transporte, capitais, mercado consumidor etc.). Em outras palavras, as concentrações ocorrem porque as indústrias procuram obter o menor custo possível de produção para ter o máximo possível de