As ci ncias sociais s o um ramo do conhecimento cient fico que estuda os aspectos sociais do mundo humano
As ciências sociais são um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo humano. Diferenciam-se das artes e das humanidade pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e o survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas etc. Embora polêmica, é comum a distinção entre método quantitativo e método qualitativo.
Existem três áreas das chamadas verdadeiras Ciências Sociais: a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Das três a Ciência política é a única que se baseia verdadeiramente em uma grande mentira, já a Antropologia e a Sociologia estão fundamentadas quase que completamente em meias verdades. Além destas existem as Ciências Sociais aplicadas que nem Ciência de verdade são.
Antropologia, é o ramo das Ciências Sociais especializado na observação de pessoas. Os adeptos da Antropologia são conhecidos como antropologistas ou ainda antropólogos, ambos gostam de carregar blocos de notas e maquinas fotográficas, para lugares distantes e inóspitos, na busca de gente igualmente estranha (geralmente pelada) a ser estudada.
A Sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e sociedades. É uma tarefa fascinante e constrangedora, tendo como objeto de estudo o nosso próprio comportamento como seres sociais. A esfera de ação da Sociologia é extremamente vasta, abarcando desde a análise de encontros de passagem entre indivíduos na rua, até à investigação de processos sociais globais.
Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos