as celulas
As células são as unidades morfológicas (anatômica) e fisiológicas de todos os seres vivos. Nosso corpo, por exemplo, é formado por bilhões delas. Ossos, músculos, nervos, pele, sangue, e todos os demais órgãos do corpo, são formados por diferentes tipos de células.
Nos animais as células apresentam uma estrutura básica, possuindo uma camada externa que envolve o fluído citoplasmático onde se encontram as organelas. Assim como uma máquina, a célula eucariótica necessita de várias “peças” para funcionar. Nessa as principais são: núcleo, membrana plasmática e citoplasma.
Centríolos
São organelas citoplasmáticas constituídas por nove trincas de microtúbulos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. Estão localizados geralmente no citoplasma, próximo ao núcleo (região denominada de centrossomo). Não possui membrana lipoprotéica. Estão presentes na maioria das células animais, algas e vegetais inferiores como as briófitas e pteridófitas. Nas células de fungos complexos não existem centríolos. Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente
Função dos centríolos:
Exercem vital importância no processo de divisão celular. Durante os processos mitóticos e meióticos, feixes de microtúbulos e microfibrilas são sintetizados no citoplasma ( e recebem o nome de ásteres) e posicionados de modo a uma de suas extremidades ficar ligada ao centríolo, enquanto a outra extremidade prende-se ao centrômero do cromossomo. Esta polarização e os microtúbulos associados são conhecidos como fuso mitótico.
Cílios: possuem aparência capilar e estão presentes nas superfícies de muitas células animais e vegetais que servem para mover fluido sobre a superfície da célula, ou para impulsionar a (remo) células filhas através de um fluido. Nosseres humanos, por exemplo, as células epiteliais que recobrem o trato respiratório possuem cada uma, em