AS CAUSAS DAS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
Sintomas:
Os pacientes que geralmente manifestam esse tipo de doenças apresentam as seguintes características:
· alguma doença orgânica real;
· dificuldade para reconhecer e expressar os seus próprios sentimentos;
· um ego bastante fraco ou frágil, com escassos recursos psíquicos;
· relação entre o aparecimento da doença orgânica e os conflitos, principalmente de alto impacto emocional;
· escassa capacidade para tolerar fatores de estresse;
· escassa capacidade de simbolização.
As síndromes e os sintomas psicossomáticos mais freqüentes são os relacionados com o aparelho digestivo, o respiratório, os sistemas vascular, locomotor, endócrino, e cutâneo.
Os sintomas mais freqüentes são: dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, menstruações dolorosas, perda da consciência ou do desejo sexual.
Diagnóstico:
As pessoas psicossomáticas não têm consciência de que a origem dos seus problemas é fundamentalmente psicológica, exigindo dos médicos a realização de exames e tratamentos diversos. Depois de ter sido determinado que a alteração é psicológica, a diferença existente com relação a outras doenças é determinada segundo a quantidade de sintomas e a extensão dos mesmos. A descrição dramática dos sintomas feita pelo paciente também contribui para o diagnóstico.
Tratamento:
A doença psicossomática geralmente permanece durante toda a vida, com gravidade variável e períodos de remissão dos sintomas. Recomendam-se as terapias de contenção, que procuram que o paciente obtenha melhores recursos para enfrentar os fatores de estresse e possa identificar e expressar