as categorias no contexto do serviço social
Tatiane Fonseca Dantas
Fundamento Histórico Teórico Metodológico do Serviço Social
As categorias no contexto do serviço social
Caicó/2013
Faculdade Católica Santa Teresinha
Tatiane Fonseca Dantas
Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina de Fundamento Histórico Teórico Metodológico do Serviço Social III no curso Bacharelado em Serviço Social na Faculdade Católica Santa Teresinha. Prof: Denise Maria Melo da Silva
Caicó/2013
O Serviço Social se identifica pela busca de compreender tanto as categorias do Estado como também as instituições e as politicas sociais nas novas teorizações que se dão no campo marxista e das Ciências Sociais com o destaque principalmente nas influências de Gramsci.
A partir dai vamos conceituar e refletir um pouco sobre as categorias do Estado, instituições e as politicas sociais de forma articulada, ficando claro que à dimensão autoritária do Estado se relaciona com a conjuntura do Estado ditatorial no Brasil.
Sader, E. (1988, p.15)“todo Estado capitalista é um estado autoritário. O Estado ele monopoliza as decisões politicas, o Estado das elites e é ele que monopoliza a utilização da violência em suas mãos”.
Segundo o autor percebe que o Estado ele é manipulador sendo um aspecto intrínseco ao Estado capitalista com isso faz o uso de diversos mecanismos para manter a ordem social. O Estado ele controla e centraliza as decisões politicas beneficiando os grupos dominantes.
Severino (1980, p. 60) “o Estado é uma forma organizada de violência de denominação de homens sobre homens de classe sobre classes”.
Segundo o autor o Estado ele assegura a relação de denominação entre as classes sociais em relação aos poderes sobre os dominados. O Estado seria