as casas
Olá! Vou falar agora sobre uma das técnicas de dança que mais uso no trabalho do D-Efeitos. Não é a única, mas é a que eu mais uso. E uma das que eu mais gosto: a dança “Animation”.
É simples: imitar efeitos de animação de vídeo, usando somente seu corpo. Aliás, o nome vem daí: Animação de Vídeo = Video ANIMATION.
Explicação fácil: um Animation (Animação) é uma sequência rápida de imagens, feita para criar uma ilusão de movimento. Às vezes, a ilusão de movimento nem sai perfeita: alguns “monstros” e efeitos especiais de filmes e clipes de anos atrás tinham um tipo de movimento tremido, quebrado, irreal… sem a fluência natural do mundo normal.
Pense em uma antiga fita VHS (ou em um DVD) sendo rebobinada e avançada, passando em câmera lenta, falhando e pulando…
… mil possibilidades!
Ou pense em grandes produções de cinema, como os efeitos de Matrix, Transformers, Velozes e Furiosos! Outras vezes, essa ilusão de movimento sai perfeita demais, como as técnicas mais modernas de câmera lenta (Time Warp) ou o efeitos sensacionaizíssimos de “O Mundo Inteiro Girando Ao Redor De Uma Pessoa Enquanto Ela Faz Uma Dancinha Torta Pra Trás E Quase Quebra A Coluna” – E tudo isso em câmera lenta, hein! (É a técnica do Bullet Time, famoso no Matrix)
Alguns clipes de exemplo:
RAY
Esses são os monstros de “massinha” do antigo (e clássico) Ray Harryhousen: não discrimine! Apesar de hoje esses filmes serem antigos, foram eles que inspiraram a idéia de se mover de uma forma “diferente”. É o berço do Animation… os dançarinos tentavam se mover como esses bichinhos gelatinosos toscos.
Ray Harryhousen Creaure List
BALA LENTA
E quando o mundo gira ao redor de uma pessoa ou cena em câmera lenta? Isso também tem nome: bullet time, ou na linguagem popular… “efeito Matrix”.
Matrix – Bulelt Time
SEM PRESSA
Você já viu uma pessoa andando em câmera lenta? Eu nunca. Isso não é um movimento humano, e sim uma idéia que surgi quando alguma pessoa