As Bactérias
As bactérias vivem nos mais diversos meios- ar, terra,água, matérias em decomposição, objetos, e fora e dentro de quase todos os seres vivos, muitas vezes parasitando-os ou associadas a eles em mutualismo (associação de benefício mútuo).
As células bacterianas são muito pequenas, da ordem de 1 um (1 micrometro =0,001mm), e por isso sua estrutura só pode ser bem estudada ao microscópio eletrônico, com milhares de vezes de aumento.
A parede celular é formada por substâncias muco-complexas (açucares aminados e aminoácidos). Externamente pode haver uma cápsula protetora, gelatinosa, de carbroidratos (polissacarídeos).
Na região média da célula pode haver um mesossomo, uma espécie de prega filamentar da membrana plasmática, que participa da separação do material genético durante a reprodução por bipartição.
No citoplasma há inclusões, os ribossomos, e a região central mostra filamentos de DNA, o material genético chamado nucleóide. Não há membrana nuclear, a carioteca.
Muitas bactérias têm motilidade, pois apresentam um ou mais flagelos, que são apenas macromoléculas filamentares protéicas.
Forma e função
A classificação das bactérias baseia-se especiamente em critérios de forma, coloração e metabolismo.
Esporulação
Algumas espécies de bactérias originam, sob certas condições ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. A célula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metabólica torna-se muito reduzida. Certos esporos são capazes de se manter em estado de dormência por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactéria ativa, que passa a se reproduzir por divisão binária.
Os esporos são muito resistentes ao calor e, em geral, não morrem quando expostos à água em ebulição. Por isso os laboratórios, que necessitam trabalhar em condições de absoluta assepsia, costumam usar um processo especial, denominado autoclavagem, para esterilizar líquidos e