As aves
Introdução
O subfilo vertebrata é constituído por animais aquáticos e terrestres. A sua morfologia externa é caracterizada por possuírem uma cabeça desenvolvida, o corpo coberto de epiderme formada por epitélio estratificado, e uma derme. Por outro lado a sua morfologia interna é constituído por um celoma perivisceral , esqueleto cartilagíneo ou ósseo ligado a músculos que o fazem mover. O seu tubo digestivo é completo e ventral; sistema circulatório em que o coração tem várias cavidades, conforme a classe e o sangue possui leucócitos e eritrócitos. A respiração é por branquias ou pulmões. O aparelho excretor é formado por rins; possuem tubo nervoso dorsal e com glândulas endócrinas. Geralmente são dioicos com um par de glândulas. (Cristo e Galhardo, 1989).
Segundo Storer, 1979, citado por Cristo e Galhardo 1989, o subfilo vertebrata encontra-se dividido em duas super-classes: Pisces e tetrápode. A primeira super-classe (Pisces) agrupa os peixes cartilaginosos (condrichthyes) e ósseos (Osteichthyes).
Para o presente relatório, merecera exclusiva atenção a classe dos peixes cartilaginosos.
Do grego chondros que quer dizer cartilagem e ichthyes que que dizer peixes, a classe chondrichthyes engloba seres aquáticos, de pele áspera com escamas placoides e glândulas mucosas. Possuem todos, barbatanas pares e ímpares, cauda não simétrica e uma boca ventral (Cristo e Galhardo, 1989).
No que diz respeito a sua morfologia interna, a notocorda persiste por toda vida, o esqueleto é cartilagíneo, possuem maxilares superior e inferior. O coração possui duas cavidades com seio venoso e cone arterial, vários pares de arcos aórticos, eritrócitos ovais com núcleo. A respiração é feita por 5 ou 7 pares de branquias separada em fendas branquiais, sem opérculo e sem bexiga-natatória. Os rins são do tipo mesonefros. (Cristo e