As atividades agropecuarias e os sistemas agrarios
Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária passou por profundas transformações, dês da pré-história até os dias de hoje.
Do estagio da caça e da coleta , a humanidade chegou ao plantio, no final do Neolítico ( 8000-5000 a.C)
O plantio desenvolveu inicialmente nas margens dos rios: -Nilo (Egito) -Ganges (Índia) -Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) -Yang-tse-Kiang (China)
Desde o início a agricultura foi e ainda continua sendo praticada de maneiras diferentes, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida.
Com o processo e a descoberta de técnicas modernas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas, como, por exemplo, áreas desérticas, em Israel e na Califórnia, que apresentam excelentes resultados nesse setor.
AS GRANDES MUDANÇAS NO CAMPO
ACONTECERAM COM: -REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -REVOLUÇÃO URBANA QUE CAUSOU A SAIDA DA POPULAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE. A agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora de (matéria prima e alimento) e consumidora de ( maquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da industria.
Como a industria não desenvolveu em todos os países do mundo, além de ter adotado processos diferentes em países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados , a agricultura também assumiu características diferentes em cada um desse países, após a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A agropecuária diminuiu sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) e a mecanização agrícola reduziu a porcentagem do pessoal ocupado.
Entretanto, a produtividade e a variedade são garantidas por técnicas modernas de cultivo e colheita.
Nos países subdesenvolvidos industrializados, a pseudomodernização do campo resultou em um êxodo rural que engrossou as estatísticas de desempregados e miseráveis nas cidades. Países que vivem basicamente da agricultura tentam evitar a fome e manter um modo de vida ligado ao campo.
OS