As Arvores
As árvores são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta Terra principalmente pela realização da fotossíntese. Assim, elas absorvem radiação solar e gás carbônico durante o dia liberando oxigênio e água, sendo este um processo contrário à respiração humana. Além do mais, a liberação de água é extremamente importante para o controle da umidade climática.
Vários pesquisadores revelam a importância das árvores para amenizar o clima em áreas urbanas, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. Muitos estudos foram realizados para comparar a diferença de temperatura entre áreas cobertas por prédios altos e margens arborizadas. Entre estas pesquisas, encontrou-se uma diferença de 3°C em uma mesma avenida de São José do Rio Preto.
As características tão incríveis e importantes das árvores vão além disso. Eles são os organismos que mais apresentam variações para se adaptar ao meio em que estão. Como exemplo, pode-se citar a salicina, substância que surgiu no Salgueiro para proteção de fungos e bactérias. Esta mesma substância foi utilizada para a produção de aspirina. Da mesma forma, muitos outros compostos presentes nas árvores são de extrema importância farmacêutica e para a elaboração de cosméticos.
Você sabe qual a importância de uma árvore?
Rafael Morais Chiaravalloti e Luciani Maria Vieira Rocha*
As árvores são um dos organismos mais incríveis que existem na Terra. Por ficarem paradas, elas apresentam mais variações do que qualquer outro tipo de organismo. Assim, diante de uma modificação no ambiente, elas não podem se mover para algum lugar mais harmônico, e, a longo prazo, modificações começam a surgir para se adaptarem. Por exemplo, para se proteger contra fungos e bactérias, surgiu na árvore salgueiro uma substância chamada salicina. E como ela, milhares de outras substâncias e adaptações também foram aparecendo.
A importância dessas substâncias para nossa vida é que a partir delas podemos elaborar