As AMÉRICAS
Neste trabalho, irei falar sobre as Américas no século XIX.
Citarei o fato da contribuição da imigração nos EUA, e da disputa dos imigrantes e índios pelas terras norte-americanas.
Contarei como foi a tomada dos territórios Mexicanos (motivo da fragmentação da América)
Falarei das disputas entre as regiões Norte e Sul e a questão abolicionista
E fecharei o trabalho citando as causas e as conseqüências da Guerra da Secessão.
As Américas no século XIX
EUA
Quando os EUA proclamaram a independência (1776), seu território limitava-se aos territórios das Treze Colônias, na costa do oceano Atlântico.
Os primeiros a ocupar aqueles territórios foram os imigrantes europeus, que fugiam da pobreza da Europa. O que atraía essa gente era a facilidade em se conseguir terra e tornar-se cidadão norte-americano. Por não haver colonos europeus nas terras, elas passaram então a ser propriedade dos imigrantes, porém, naquelas regiões, havia aldeias indígenas.
Os funcionários do alto escalão do governo e os generais planejavam a eliminação das nações indígenas. Um poderoso exército foi formado para se lançar contra as aldeias, foi um terrível espetáculo. As tribos eram obrigadas a abandonar sua região e ir viver numa área de “reserva indígena”. Ali os índios morriam de fome, doenças, e quando se rebelavam recusando a submissão, o exército norte-americano massacrava-os.
Grande parte do que hoje é o Sul dos EUA, pertenceu originalmente ao México. Fazendeiros norte-americanos começaram a ocupar áreas no Texas (territórios do México). Nem sempre as terras eram obtidas por via honesta. O roubo e a falsificação eram uma pratica comum dos norte-americanos. O Governo mexicano então, preocupado com o desrespeito à lei por meio de uma verdadeira invasão disfarçada, resolveu fiscalizar a região, mas já era tarde.
Os fazendeiros norte-americanos ali estalados já tinham força suficiente para