as abordagens do treinamento
Na década de oitenta, houve a necessidade de grandes mudanças nas organizações. Muitas empresas ainda sentem dificuldades em acompanhar essas transformações, pois necessitam adequar-se ao ritmo de transformações que a sociedade lhes propõe, levando em consideração o modo de atuar entre organizações e sociedade.
É sabido que o fácil acesso a tecnologia e a informação cada vez mais freqüente, torna-se “uma ameaça constante e, se esta não for incentivada também dentro das próprias organizações, através do uso do capital intelectual eminente de suas forças de trabalho, as organizações terão dificuldade em sobreviver” (COSTA; et al., 2011, p. 1).
Percebe-se então, que se faz necessário que os gestores busquem alternativas que proporcionem inovações. Deste modo, torna-se imprescindível que o modo de gerir se adapte ao desenvolvimento do mercado (MOCOVICI, 1998).
O setor de Recursos Humanos em uma organização deve ser dotado de características voltadas à atenção às dificuldades encontradas pelo indivíduo diante do contexto organizacional, pois os colaboradores precisam de motivação e estímulos no intuito de desempenhar as suas atividades tanto interna como externa. Observa-se, que desde ás décadas de1990 até os dias atuais as empresa tem enfrentado diversos desafios em decorrência das mudanças mercadológicas. (TOLEDO, 1992).
Assim, estudos variados são realizados com o objetivo principal de desenvolver no mundo corporativo um novo modo de entender a posição do homem enquanto indivíduo nas organizações (ALVES, 2005). “A formação tecnológica tem por objetivo buscar uma formação efetiva voltada para a vida e para a realidade do trabalho”, assim, “possibilita à percepção das ações, a importância do potencial criativo, estimulando assim a autonomia, a criatividade para a busca de novos conhecimentos” (SEVERINO; KAMIMURA, 2010, p. 2).
Estudos mostram que o processo de mudanças no mercado, através de tecnologia, tem feito os gestores buscarem novas