As 7 Revolu Es
Um estudo do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) enfocando os principais desafios para o pensamento estratégico de lideranças governamentais e corporativas para um cenário futuro projetado para o ano de 2030.
Lideranças nacionais e corporativas são frequentemente pressionadas tomar decisões baseadas em resultados de curto prazo, desprezando as implicações futuras para suas populações ou acionistas.
Do ponto de vista acadêmico, o estudos das 7 revoluções tem como objetivo educar cidadãos globalmente competentes, com visão estratégica voltada para um cenário futuro próximo e global.
Ao explorar o mundo de 2035, as sete áreas de mudança que foram identificadas são: População, Gestão de Recursos, Tecnologia, Informação e conhecimento, Economia, Segurança e Governança.
População: Que efeitos o crescimento / declínio da população, envelhecimento, migração e urbanização têm sobre o nosso mundo futuro?
Foco 2014: Crescimento e envelhecimento populacional.
Gestão de recursos: Quais mudanças veremos no consumo e produção de alimentos, água e energia?
Foco 2014: A gestão da água, as estratégias sustentáveis, políticas governamentais e a administração de recursos naturais no Brasil e EUA.
Tecnologia: Quais mudanças veremos na computação, robótica, biotecnologia e ciência dos materiais?
Foco 2014: Segurança digital, refletindo sobre inovações tecnológicas em paralelo com interações socioculturais que norteiam o cenário global.
Informação e Conhecimento: Como é que a vasta quantidade de dados muda a forma como aprendemos e governamos no futuro?
Foco 2014: Forma como se dá a busca pela Informação e Conhecimento pelos universitários brasileiros e americanos.
Economia: Como o nosso cenário econômico está mudando?
Foco 2014: Influência da economia nas políticas de implantação de indústrias locais, educação e assistência social.
Segurança: Como podemos equilibrar competição estadual / conflito com o aumento das pressões de ameaças