as 5 maiores religiões
Filme: Ensaio sobre cegueira A cidade inteira é tomada por cegueira e uma mulher é a única a enxergar, ela observa o descaso com o próximo, sendo que no decorrer do filme agi da mesma forma. Ou seja, o filme passa a idéia de que o homem se destrói, é o seu próprio predador.
O filme mostra claramente onde pode chegar o nível do instinto e do caráter humano, tanto para o bem como para o mal.
Se passa numa época não revelada. Existe uma cegueira que se espalha. As personagens são identificadas pelas profissões que exerciam antes de ficarem cegas,
A cegueira impede o pensamento entre as pessoas, ocasionando um senso coletivo irracional e causando perturbação nos personagens;
Histórias são desfeitas, criando uma nova realidade e as pessoas acabam se conformando e se tornando submissas e, criam regras para manter a ordem.
Após a cegueira as pessoas além de terem sido retiradas da sociedade e, colocadas no isolamento perderam completamente a identidade, ou seja, não eram mais conhecidas pelo nome, mas sim pelas vozes e pelas atividades que exerciam fora dali: médico, empresário, gerente de empresa e etc. O que resultou na perda da civilidade. As pessoas perderam a dignidade, o sentido da moralidade e pudor, e o que regula as ações é o instinto de sobrevivência.
O que acontece no filme é a personalidade dos personagens transparecer com mais clareza depois da cegueira, devido ninguém se ver, se sentiam mais livre apesar de estarem mais independentes.
O apego ao individualismo e ao egocentrismo que fazem parte do quotidiano moderno ali se fez ausente, tendo em vista a necessidade da comunhão, solidariedade e colaboração entre os membros, já que todos, menos a mulher, eram cegos e estavam ali na mesma situação, independente de situação financeira, status ou social. Ali, todos eram apenas cegos que não tinham rosto, nem nome nem endereço nem identidade.
Não havia nenhum valor ético ou moral que viesse impedir qualquer