As 5 disciplinas
As organizações que aprendem são formadas por pessoas que desenvolvem-se constantemente, dessa forma, as empresas que querem consolidar-se são aquelas que descobrem como fazer com que as pessoas se comprometam e queiram aprender, desde o chão de fábrica até a alta gerência.
Para que isso aconteça, as organizações devem ter conexão com as mais elevadas necessidades humanas, que vão além das necessidades materiais, desenvolveu-se então, um modelo de aprendizagem organizacional constituído de 5 disciplinas, que nesse contexto significa “um conjunto de técnicas que devem ser estudadas e dominadas pra serem postas em prática” segundo “Peter Senge”
Apesar de serem desenvolvidas separadamente, elas se completam, ou seja, cada uma delas é fundamental para o êxito das outras quatro. São elas:
Domínio Pessoal
Modelos Mentais
Objetivo Comum (visão compartilhada)
Aprendizado em Grupo
Raciocínio Sistêmico (a quinta disciplina)
DOMÍNIO PESSOAL
É a disciplina de continuamente aprofunda a visão pessoal, de concentrar energias, desenvolver paciência e ver a realidade objetivamente. Sugere-se que o Domínio Pessoal esta relacionado ao conceito de inteligência emocional.
Para que o domínio pessoal se caracterize como disciplina, ele deve ter dois movimentos subjacentes.
1. Devemos esclarecer continuamente o que é importante para nós, ou seja, deve-se focar num objetivo, sem desviar do mesmo com possíveis problemas que encontramos ao longo do caminho.
2. Devemos aprender continuamente a enxergar com mais clareza a realidade do momento. Ao tomarmos uma direção desejada é fundamental sabermos onde estamos no momento.
A disciplina do Domínio Pessoal esclarece aquilo que nos realmente importa, levando-nos viver a serviço das nossas mais altas aspirações.
MODELOS MENTAIS
Modelos mentais são pressupostos profundamente arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e de agir.
Os modelos mentais