As 20 regras para formular o conhecimento no aprendizado
Dr Piotr Wozniak,
Fevereiro, 1999
Este texto lhe ajudará a superar uma das maiores dificuldades encontradas no aprendizado quando se tenta acelerar o aprendizado: a formulação do conhecimento A velocidade de aprendizado dependerá da forma como você formula o material a ser aprendido. O mesmo assunto pode ser aprendido muitas vezes mais rápido se for bem formulado! A diferença de velocidade pode ser impressionante!
As regras são listadas em ordem de importância. As listadas primeiro são as mais freqüentemente violadas ou as que mais trazem benefícios se respeitadas!
Assumimos que você conduzirá seu aprendizado usando repetições regulares, i.e. você não irá aprender apenas uma vez mas sim fará repetições do material de modo ótimo (conforme o método SuperMemo)
As 20 regras para formular o conhecimento no aprendizado
1. Não aprenda se você não entende
Tentar aprender coisas você não entende é uma tolice extrema. Mesmo assim, uma proporção surpreendente de estudantes pelo mundo afora comete este erro. Muito freqüentemente eles não têm nenhuma outra escolha! A qualidade dos livros de ensino ou notas de aula é deplorável enquanto prazos finais de exame são inadiáveis.
É possível aprender um livro de ensino de história em alemão se você não for um falanete de alemão? Definitivamente o livro pode ser decorado palavra por palavra mas... olhe o tempo que levará para aprender isto e... qual é o valor do conhecimento ganho assim?
2. Aprenda antes de memorizar
Antes de proceder com a memorização de fatos individuais e regras, você precisa construir um quadro sintético do conhecimento aprendido. Só quando as peças individuais se encaixarem para construir uma única estrutura coerente, será possível reduzir o tempo de aprendizagem dramaticamente. Isto é profundamente relacionado à necessidade de compreensão de problema, mencionada na Regra 1: Não aprenda se você não entende. Uma única