As 10 novas competências para ensinar
Vanessa Aquino da Silva RM: 0050076785
Pedagogia/2º Semestre
Organizar e dirigir situações de aprendizagem
Relacionar os conteúdos com os objetivos e as situações de aprendizagem, dominando os conteúdos para construí-los em situações abertas ou em tarefas complexas.
Explorar acontecimentos e interesses dos alunos para favorecer a apropriação ativa e a transparência dos saberes.
Uma boa pedagogia não ignora o que os alunos pensam e sabem, o professor tem que trabalhar a partir das concepções dos alunos, dialogando com eles, para que sejam avaliados e para aproximá-los dos conhecimentos a serem ensinados.Lembrando que aprender não é memorizar, mas reestruturar o seu sistema de compreensão.
A competência consiste na busca de um amplo repertório de dispositivos e de seqüências de aprendizagem e na identificação do que eles mobilizam e ensinam.
O mais importante permanece oculto porque uma seqüência de didática só se desenvolve se os alunos a aceitarem e tiverem realmente vontade de saber.
Administrar a progressão das aprendizagens
Constituir um obstáculo para a turma com debate dentro da sala de aula.
Não se pode pretender que os alunos alcancem num ano a capacidade de ler, escrever, refletir, argumentar, expressar-se pelo desenho ou música e realizar projetos.Para amenizar essa insuficiência é fundamental o trabalho em equipe entre professores de vários níveis, onde o verdadeiro desafio é o domínio total da formação de um ciclo de aprendizagem e, se possível, de todo o ensino básico.
Onde as atividades de aprendizagem são escolhidas em função de uma teoria pessoal ou partilhadas. Saber escolher e modular as atividades de aprendizagem é uma competência essencial, que supõe um bom conhecimento dos mecanismos gerais do desenvolvimento e da aprendizagem, não isoladamente, mas em cooperação.
Nada substitui a observação dos alunos no