As 10 For As Que Achataram O Mundo Thomas L
Resumo livremente adaptado por Maria Lucia Moreira do Capítulo 2 – Dez Forças que Achataram o Mundo. Livro O Mundo é Plano: uma breve história do Século XXI, de Thomas L. Friedman. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
“Força N° 1 – 9 de novembro de 1989 – “Quando os Muros Ruíram e as Janelas se Abriram”
A queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, liberou forças que acabariam libertando todos os povos dominados pelo Império Soviético – mas, na realidade, fez também muito mais do que isso: inclinou a balança do poder mundial para o lado dos defensores da governança democrática, consensual, voltada para o livre mercado, em detrimento dos adeptos do governo autoritário, com economias de planejamento centralizado. Dali por diante, um número crescente de economias seria governado por suas bases, pelos interesses, demandas e aspirações populares, em vez de pautar-se pelos interesses de uma restrita elite dominante.
A queda do Muro não somente nos bloqueava a passagem, como também a visão, isto é, nossa capacidade de ver o mundo como um único mercado, um só ecossistema, uma mesma comunidade. Até 1989, podia-se ter uma política ocidental ou uma política oriental, mas era difícil pensar em termos de uma política “global”. A maior parte do conhecimento reside em aprender com o outro do outro lado da fronteira.
A queda do Muro abriu caminho não só para que mais pessoas pudessem explorar os fundos de conhecimento umas das outras, como também para a adoção de parâmetros comuns com relação a como gerir economias, como fazer a contabilidade, como conduzir o sistema bancário, como construir computadores pessoais e como redigir trabalhos sobre economia.
A adoção de padrões comuns tem como conseqüência um nivelamento de terreno. A queda do Muro intensificou as melhores práticas.
As 10 inovações, eventos e tendências que achataram o mundo
Resumo livremente adaptado por Maria Lucia Moreira do Capítulo 2 – Dez Forças