Arábia saudita e oriente médio
O Reino da Arábia Saudita é uma monarquia, composta pelo alcorão que contém práticas dos ensinamentos do profeta Maomé.
É importante ter um conhecimento básico de alguns traços culturais e regras islâmicas, para obter sucesso nas negociações.
Os árabes são sociáveis e gostam de festas. A melhor forma de conquistar a confiança dos árabes é respeitando seus costumes.
O cumprimento de aperto de mão são bem aceitos entre os homens.Sendo usual abraços, beijos entre amigos, tornando – se comum caminharem de mãos dadas pelas ruas como forma de amizade e respeito.Entretanto o contato físico em relação as mulheres é muito rigoroso, o toque é facultativo dentro de forte grau de parentesco.Portanto aceite o cumprimento de uma mulher.
Quando estiver em um bar não permitido o consumo de bebida alcoólica, o álcool não é aceito pela religião islâmica. E no restaurante é proibido pratos com carne de porco, animal rejeitado no país. Não planeje exportar produtos que utilize porco como matéria prima e evite roupas com couro suíno.
Mesmo a mulher sendo autoridade máxima, nas negociações deve – se esquecer da representação feminina.
As mulheres na Arábia Saudita se vestem de forma conservadora cobrindo o rosto e o corpo inteiro. Para os homens a roupa tradicional é o thoub, uma peça única e comprida e na cabeça usa – se a ghutra, principalmente em ambientes religiosos.
Em viagens a mulher deve acompanhar seu representante, se vestindo e agindo de acordo com os costumes, nos restaurantes ficam nas áreas reservadas para mulheres e geralmente não participam de reuniões sócias.
Na Arábia Saudita é considerado insulto cruzar as pernas mostrando a sola do sapato sendo a parte do corpo em contato com o chão e também a mão esquerda é considerada impura por ser utilizada para higiene pessoal. Por isso evite dar e receber presentes, cartões, cumprimentar, a fazer gestos com a mão.Nunca faça comentário sobre a beleza da mulher, não será bem interpretado.
Os árabes só