Artrópodes
Pernas articuladas, exoesqueleto e sistema digestório completo (boca e ânus). #FicaADica: estudar no que as pernas e o exoesqueleto ajudam.
Como os insetos se desenvolvem?
Podem se desenvolver de 3 formas (metamorfose completa, metamorfose incompleta e desenvolvimento direto). #FicaADica: estude cada forma.
Cite as principais diferenças entre as lacraias e os piolhos-de-cobra.
As Lacraias representam os quilópodes, estes animais possuem um par de pernas por segmentos e ferrões para defesa, e ataque, de onde sai o veneno. Já os Diplópodes , piolhos-de-cobra, não apresentam ferrões. Para se defender, esses animais se enrolam e liberam substâncias odoríferas, apresentam 2 pares de pernas por segmento.
Por que as aranhas são consideradas aracnídeos e não insetos? Justifique.
Principalmente porque possuem 8 pernas (4 pares de pernas) , além disso não possuem antes e apresentam quelíceras e palpos.
Os artrópodes apresentam, entre outras características, pernas articuladas. Entre eles, os que têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, e três pares de pernas são os:
a) crustáceos. b) miriápodes.
c) aracnídeos. d) insetos.
Para que servem os palpos e quelíceras presentes nos aracnídeos?
As quelíceras são usadas para defesa e ataque (no caso das aranhas é através dessa estrutura que injetam seus venenos). Os palpos auxiliam as quelícias, ajudando a manipular a presa e no caso das aranhas servem como órgãos de cópula.
Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
Exoesqueleto e pernas articuladas
Em uma aula de Biologia, o professor entregou aos alunos alguns animais artrópodes para que fossem agrupados de acordo com as suas respectivas classes taxonômicas. Os animais entregues pelo professor foram: aranha, barata, camarão, borboleta, carrapato, escorpião e lacraia. Diga a classe de cada animal.
Borboleta e barata -> insetos; Camarão -> crustáceo; Lacraia->