Artropatia de charcot
- Neuropatia e Isquémia do Pé Diabético -
Curso de Radiologia 2012/2013
Carlos Marcos - Janeiro de 2013
História
Não obstante o facto de apenas no ano de 1868, a Artropatia de Charcot ter sido detalhadamente descrita e apresentada á comunidade científica, pelo insigne professor e cientista Jean-Martin Charcot, já desde 1703 a sua sintomatologia única havia merecido a atenção de outro importante clínico: William Musgrave, que no decurso do seu trabalho no âmbito das doenças venéreas, havia descrito uma articulação neuropática como sendo uma artralgia.
A descriçao desta patologia, por Charcot, seguiu uma orientação semelhante, sendo na sequencia de complicações observadas em pacientes com sífilis, que as suas conclusões conduziram á assumpçao de ser esta a causa mais comum da patologia que recebia o seu nome. Mais tarde, apenas no ano de 1936, Jordan associa a artropatia de Charcot a outra patologia: a Diabetes, constituindo desde entao a sua principal Etiologia .
William Musgrave
1655-1721
Jean-Martin Charcot
1825-1893
Jordan
????-????
A Artropatia de Charcot e a Diabetes
Estudos recentes debruçaram-se sobre esta dicotomia, de modo a avaliar os riscos de amputaçao de membros em pacientes com Diabetes e Artropatia de Charcot, comparativamente com pacientes que apresentavam apenas uma destas duas patologias.
A conclusão obtida determina que a Artropatia de Charcot nao representa, por si só, risco de amputaçao, sendo no entanto este risco majorado quando a patologia se encontra associada á Diabetes, em virtude do aparecimento de ulceras tipicas do pé diabetico, também já conhecido como “Pé de Charcot”.
Para contrariar esta tendencia, é sugerido um procedimento clínico identico ao empregue quando em presença de osteomielites: Drenagem cirúrgica da infecção, estabilização da articulação e bloqueio da mesma por intermedio de fixação externa.
Destruiçao e deslocamento ósteoarticular Charcot com