Artrologia Geral
É a ciência que estuda as articulações.
União das partes rígidas do esqueleto que juntamente com o sistema esquelético e sistema muscular integram o aparelho locomotor. • Arthron (grego) – articulatrio (latim) = encaixe, junta dos ossos
• Sindesmo (grego) = ligação
Disco embrionário bilaminar
União entre os ossos
Movimento
Alavanca para o movimento
Sustentação
Proteção
1- Continuidade - Imóveis
2- Contiguidade - Móveis
Neste tipo de articulação, as peças ósseas unem-se através de tecido fibroso ou cartilagem hialina, o que as classificam como:
Fibrosa
Cartilagínea
A união entre as peças ósseas se dá por tecido conjuntivo fibroso, não apresentando cavidade entre elas e podem ser temporárias.
Suturas
Sindesmose
gonfose
Plana
Serreada
Folhosa
Escamosa
Esquindilese
OBS: Sinostose em idosos !!!
Ambas as superfícies ósseas não apresentam nenhum tipo de projeção ou saliência. Ex. antímeros do osso nasal.
Em ambas as superfícies ósseas é possível notar que há uma projeção óssea em forma de dentes de uma serra, os quais encaixam-se entre si. Ex. entre o osso frontal e o osso parietal.
Em ambas as superfícies ósseas é possível notar que há uma projeção óssea mais acentuada, como se fossem folhas de um livro se encaixando. Encontrada só em suínos. Ex. entre o osso frontal e osso nasal.
As bordas dos ossos se encaixam como escamas de peixe. Ex. porção escamosa do osso temporal.
Uma das bordas apresenta-se em forma de crista e a outra em forma de fenda. Ex. articulação entre corpo do esfenóide e asa do vômer.
Apresenta maior quantidade de tecido conjuntivo fibroso e fica interposto entre os ossos de tal forma, que constituem os ligamentos interósseos, permitindo movimentos mínimos. Ex. entre o rádio e a ulna.
É uma articulação do tipo pino e encaixe, com pouca movimentação também. Ex. dentes inseridos nos alvéolos.
Alguns autores não consideram os dentes como