artrodese de quadril
Indicações do procedimento:
A principal indicação da realização desse tipo de cirurgia (Prótese de Quadril) é a osteoartrose (desgaste) da articulação do joelho. Essa doença cursa com dor e incapacidade funcional (dificuldade de movimentar e para andar). Em outras situações, quando ocorre a fratura do colo do fêmur (principalmente em idosos), além de traumas podem ser também necessária a cirurgia de artroplastia de quadril.
Período logo após a cirurgia
A retomada da dieta depende do tipo de anestesia aplicada e o estado de consciência do paciente, a maioria podendo ingerir líquidos dentro das primeiras 3 horas após a cirurgia. Uma radiografia de controle da artroplastia é realizada logo após a cirurgia ou no dia seguinte. Pacientes com risco aumentado, doenças associadas ou complicações durante a cirurgia eventualmente ficam na unidade de tratamento intensivo (UTI) ou semi-intensivo durante a recuperação anestésica. O uso de medicações anti-trombóticas orais ou injetáveis é indicado em alguns pacientes.
INTRA-OPERATÓRIO
A anestesia mais utilizada na Artroplastia Total de Quadril é a geral por inalação ou endovenosa, ou ainda bloqueio epidural. A intubação endotraqueal e o uso de ventilação mecânica são imprescindíveis para manter o sistema cardiopulmonar em bom funcionamento. A sondagem vesical é outro importante item que não pode ser esquecido, pois com a anestesia o paciente perde força muscular e de esfíncter. Porém o uso da sonda vesical é determinado pelo cirurgião responsável.
SALA DE RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA (SRPA)
Os principais problemas que podem ocorrer na SRPA são náuseas e vômitos, alteração do nível de consciência, hipoxemia, hipotensão, hipertensão e arritmias cardíacas, sendo necessária a observação constante dos parâmetros vitais e dos aparelhos conectados ao paciente, como ventilador, monitor cardíaco, oxímetro de pulso, termômetro.
COMPLICAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS
Luxação da prótese de quadril:
A luxação pode