artopodes
Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto.
Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior. Este fenômeno ocorre várias vezes para que o animal possa chegar a fase adulta.
Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.
CLASSIFICAÇÃO DOS ARTRÓPODES: Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.
Nº de patas Classe Exemplos
6 Insetos Barata, Mosquito
8 Aracnídios Aranha, escorpião
10 Crustáceos Camarão, Siri
1 par por seguimento. Quilópodes Lacraia
2 par por seguimento. Diplópodes Piolho de cobra
Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/artropodes.htm Saiba mais
Buscas relacionadas a Artrópodes em Biologia.
Insetos
Animais
[ Envie esta pesquisa escolar via e-mail para um amigo(a)! ]Compartilhe esse artigo
[ Pesquisa escolar lida 24776 Vezes - Categoria: Biologia ]
Leia também! Assuntos relevantes.
Lista de animais noturnos
Alguns animais têm um organismo preparado para viver na noite. Os hábitos noturnos são comuns em espécies que já estão adaptadas para viver