Artistas brasileiros
Professora Vânia da Silva
TEMA: ARTISTA BRASILEIRO
CALMON BARRETO
Luciano Silva Reis - RA: 05099989 Isabel Barbosa N.Rodrigues – RA: 01727137
Calmon Barreto
Calmon Barreto de Sá Carvalho nasceu em Araxá, em 1909. Deixou sua cidade no triangulo mineiro aos 11 anos, foi em procurar conhecimentos na então capital, Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1967. Na Casa da Moeda deram-se seus primeiros estudos de Arte. Lá, aprendeu o desenho e a gravura em aço. Em breve estaria criando uma série de moedas (as chamadas vicentinas) lançadas em circulação em todo o país. Aos 14 anos, começou na Escola Nacional de Belas Artes, especializando-se em desenho e escultura. Depois de obter as premiações preliminares do Salão Nacional de Belas Artes conquistou, em 1929, o grande prêmio de viagem.
¤ 1909 - † 1994
Nos dois anos seguintes, cursou Escolas de Arte em Roma e peregrinou pelos museus de toda a Europa. Retornando ao Rio de Janeiro, passou a colaborar com as principais revistas e periódicos da Capital, criando cerca de mil e quinhentas ilustrações de contos, crônicas, livros etc. Também executou um grande número de esculturas, medalhões, camafeus. O monumento dedicado aos "Heróis da Laguna e Dourados" na Praia Vermelha é constituído por várias peças suas; a sede do Banco de Crédito de Minas Gerais possui grandes baixos-relevos de sua autoria.
Carvão Mineral (modelo)
Em 1942, retornou à Escola Nacional de Belas Artes como professor de"Desenho do Modelo Vivo" e, em 1951, defendeu tese para a cadeira de "Anatomia e Fisiologia Artística", tornando-se Professor Titular. Por quatro anos assumiu a Direção da Escola, tendo se aposentado em 1967. Ainda na década de sessenta, pintou mais de uma centena de paisagens marinhas de Cabo Frio. A volta à Araxá se deu logo após sua aposentadoria. A partir daí, sua participaçção no desenvolvimento cultural da sociedade araxaense foi considerável.
Criou uma série de pinturas de grande porte, relativas